Versão em Português English Version

Articulos & Filosofia – O trabalho voluntário

O melhor é não estar preocupado com voluntariado, mas sim procurar servir ao próximo, ter ações e atitudes. Ações são iniciativas em benefício de alguma causa, sendo assim podemos até criar uma ação própria ou contribuir para atividades já existentes.

Quando ouvimos “Precisa-se de Voluntários, Precisa-se de Doações” nós podemos e devemos encontrar um caminho ou alguma ação que, além de atender esta demanda, também nos trará satisfação pelo que estamos fazendo em auxílio de quem está passando por um momento de dor ou dificuldade, momentos esses que são os mais inimagináveis possíveis.

Quando pensamos em um trabalho voluntário devemos encarar a generosidade e a boa vontade como pressuposta para um trabalho profissional, teremos como pagamento por este trabalho a gratificação de estar levando um pouco de conforto, amor, e bem estar e de alguma forma diminuindo o sofrimento de alguém e não importa a quem.

Vale lembrar que, não é necessário ser nenhum especialista em alguma coisa para desenvolver um trabalho como voluntário. E o que faz essa atividade crescer, acontecer, é a contribuição que cada cidadão, comprometido com mudanças sociais e humanas, faz através de suas ações. O principal objetivo do voluntariado é trocar experiências entre pessoas criando uma melhor e mais humana qualidade de vida nas instituições e nas comunidades.
Muitas vezes acreditamos que somos apenas um entre milhões e que sozinhos não conseguiremos fazer nada
“Quem salva uma vida salva o mundo, e com nossas ações podemos colaborar para um mundo mais humano, justo e perfeito”.

Marcos Cantarani